Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Protesto de certidão de dívida ativa

REsp 1.126.515 do STJ

Publicado por Rebeka Vilarouca
há 9 anos

Entendimento acerca da REsp 1.126.515 do STJ

Diversas dúvidas doutrinárias e jurisprudenciais acerca da possibilidade da conveniência do protesto da Certidão de Dívida Ativa surgiram, a partir do advento da Lei 9492/97 artigo , o qual permite que não apenas o descumprimento de obrigação originada em títulos seja passível do protesto, como também outros documentos de dívidas.

Com a posterior Lei 12767/12, ocorreu a ampliação das espécies de dívidas que poderiam ser levadas a protesto, incluindo assim a CDA, que passou a constar expressamente no parágrafo único da lei 9492/97.

De posse disso, em decisão transitada em julgado realizada pela 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, no Recurso Especial nº 1.126.515/PR, foi admitido o protesto de Certidão de Dívida Ativa, alterando assim jurisprudências sobre o tema, nas quais o próprio STJ entendia que não havia sentido em realizar protesto de CDA, pois considerava que esta já possuía presunção de certeza e liquidez.

Haja vista a perceptível eficiência dos serviços dos tabelionatos de protestos, onde milhares de credores vêm se utilizando da cobrança extrajudicial, obtendo considerável êxito na recuperação de seus créditos, seria ilógico, a meu ver, não incentivar a utilização deste meio pela Fazenda Pública, configurando inversão do princípio da Supremacia do Interesse Público.

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações262
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/protesto-de-certidao-de-divida-ativa/178167375

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)